Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade

Pois é, hoje assinala-se mais um Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, mas não é caso para o festejarmos, pois segundo a Associação de Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal (ADEXO) já cerca de cinco milhões de portugueses têm excesso de peso e mais de nove mil pessoas morreram (!!!) com problemas relacionados com a obesidade, desde 2004.

«Estamos de luto pelas cerca de nove mil pessoas com obesidade que desde 2004 morreram e continuam a morrer nas listas de espera para consulta e nas listas de espera para cirurgia de tratamento da obesidade», disse Carlos Oliveira, presidente da ADEXO.

Carlos Oliveira adiantou que mais de duas mil pessoas aguardam tratamento por via cirúrgica e outros milhares esperam uma primeira consulta no Serviço Nacional de Saúde, alguns há mais de dois anos.

«Todos os anos morrem em média 1500 pessoas, mortes relacionadas com a obesidade e que poderiam ser evitadas», disse.

Em Portugal tem assumido especial importância o excesso de peso nas crianças e jovens. A prevalência da pré-obesidade e obesidade em idade pré-escolar, escolar e adolescente é de 31 por cento, com 10 por cento de casos de obesidade.

Diário Digital / Lusa


Parece incrível que existam números destes na sociedade, quando já tudo está avisado e existindo programas para ter uma vida saudável. Temos que lutar pela nossa saúde e bem-estar, a vida é para se viver e não para se desperdiçar.

Portugueses ganhem hábitos saudáveis, pois é para o vosso bem, digam não aos açucares e gorduras!!

publicado por Quiosque Virtual às 16:03