Implantação da República

Boa noite, caros leitores!

 

Hoje vou falar um pouco da implantação da república no 'nosso' Portugal, vou aproveitar este espaço social para dar aqui umas pequenas opiniões acerca deste dia tão importante mas tão esquecido.

 

Eu digo esquecido porque lembro-me que quando era mais novo, sabia que feriado era o 25 de Dezembro, que feriado era o 25 de Abril, o que era o Carnaval, o que era a Páscoa (e sou ateu) mas quando me perguntavam o que tinha sido o 1 de Dezembro ou o 5 de Outubro eu, simplesmente não sabia o que responder devido à minha ignorância, sim, ignorância pois quando se sabe que o Natal e a Páscoa são feriados religiosos e comerciais e não se sabe que o 5 de Outubro e o 1 de Dezembro foram importantíssimos para o nosso país e por conseguinte para nós, tenho que admitir que era um tremendo ignorante!

 

Ora bem, agora falando mais do acontecimento dado no dia 5 de Outubro de 1910, visto que é bem mais importante que a minha pessoa, eu tenho algumas opiniões a dar. Eu sei que existe ainda muitas pessoas a preferir a Monarquia à nossa Democracia, mas será que estão no seu perfeito juízo? Talvez eu esteja a ser um pouco, (qual a palavra mesmo??) estúpido e duro, mas pelo que dei em História pude constatar que o povo era tratado pior que os cavalos da realeza, o clero tinha total controlo no país, mais propriamente nas finanças do país, não podiam dizer mal do rei porque senão eram mortos, lá voltávamos nós à pena de morte, haveria um fosso de grande enormidade entre a nobreza e o povo, o povo tinha pão e a nobreza tinha tudo o que queria, já sei que estão a pensar em países como Espanha, Dinamarca, e também no famoso Reino Unido e sua Majestade Rainha Isabel II.

Pois é meus caros leitores a monarquia de hoje nada tem haver com a monarquia de antigamente, mas tenho quase a certeza que nesses países semi-monárquicos, os padres, bispos e por aí em diante tem a vida mais estabilizada que muitas pessoas que todos os dias trabalham 8 horas por dia no duro e talvez até tenham 2 empregos! O que quero dizer é que a Monarquia é uma, e desculpem o termo, treta!

 

Eu respeito os gostos e opções de cada um, mas desculpem-me, mas não consigo aceitar que tentem influenciar as pessoas que não tiveram a possibilidade de se formarem e saber fazer uma selecção do que gosta e não gosta, tudo o que ouvir da vizinha é o melhor, mesmo que a vizinha nem saiba porque diz aquilo!

 

Mais uma vez quero agradecer aos possíveis familiares desses revolucionários que tudo fizeram para que hoje pudéssemos viver com LIBERDADE!

 

Um grande obrigado!

 

 

 

Deixo aqui um link para quem quiser aprofundar mais este tema.

 

P.S.- Eu com este texto não tenho a intenção de influenciar ou deslustrar ninguém, simplesmente estou a partilhar com vocês uma interpretação e opinião minha (coisa que o Dr. Cavaco Silva não gosta de fazer)!

 

Agradeço a paciência que tiveram a ler este "post".

 

Até à próxima.

sinto-me:
publicado por Quiosque Virtual às 00:06