Desrespeito

Boa tarde caros leitores.

 

Hoje vou deixar a parte sensacionalista do país para segundo plano e vou falar do que realmente interessa.

 

Nesta manhã, vagueava eu pela página inicial do portal Sapo, quando deparei-me com uma notícia no separador "Vida" sobre um estudo que foi realizado na Europa, onde se verificou que um quarto da população idosa no nosso país é vitima de maus tratos.

Isto é preocupante, pois cada vez mais, marginalizam-se os idosos.

Segundo a notícia, em 10 idosos, 4 são agredidos, os tipos de agressão são sexual, psicológica, física e financeira.

Normalmente os agressores são íntimos da vítima, na maior parte são os filhos ou parceiros.

Por vezes as doenças que consideramos banais podem ser sinais de agressões sofridas por parte dos idosos.

Este estudo europeu mostra também que a maioria das vítimas são mulheres com uma taxa de 25 por cento e uma taxa de 15 por cento para vítimas masculinas.

 

Isto tem sido um fenómeno que têm vindo a aumentar e com o qual nos devemos preocupar.

Eu recordo-me de ouvir os meus pais dizerem que ser idoso no tempo deles era um posto, todos os jovens os consideravam gente sábia, pois já tinham passado por muito na vida, e qualquer surpresa que a vida lhe pudesse proporcionar já não os espantava da mesma maneira que quando eram novos, seus conselhos eram sábios e todos os respeitavam e seguiam.

Eu julgo que com o desenvolvimento do mundo o Homem se tornou mais estúpido e bruto, julgo que cada vez mais somos uns calhaus com dois olhos.

Antigamente se alguém tentasse agredir um idoso era quase que crucificado pela população (coisa que não defendo), hoje quem não o fizer é gozado pelo grupo de amigos, eu refiro-me mais à minha geração, porque é uma geração que quer ser rebelde e quer revoltar-se contra tudo e contra todos.

Eu fui educado a respeitar todas as pessoas, e tive o azar de não conhecer os avôs, mas tive as minhas avós e lembro-me de ficar a ouvir as histórias que contavam sobre o tempo delas e gostava imenso de ouvi-las, eram histórias enriquecedoras e bonitas, por vezes pareciam histórias tiradas de livros de contos, confesso que por vezes não tinha paciência para as ouvir e só queria era ir brincar e jogar computador e playstation, mas outras vezes gostava muito de as ouvir. Eu próprio sinto que as marginalizo um pouco, pois em vez de estar aqui a escrever um post deveria estar com elas a ouvir as histórias e peripécias da vida delas e aprender algo com elas nem que fosse um daqueles provérbios que só oiço da boca delas e que nunca imaginem ouvir.

Julgo que a família se está a desmembrar com o passar dos anos, e não é por causa de casamentos homossexuais, mas sim por haver liberdade em demasia para jovens como eu.

Eu não consigo compreender como é que crianças de catorze e quinze anos tentam adulterar Bilhetes de Identidade para conseguirem entrar numa discoteca, como é que preferem ir sair para a noite e embebedarem-se em vez de aproveitarem as coisas boas da vida adequado à idade delas.

Eu defendo que nós jovens devemos poder sair de vez em quando com os nossos amigos, mas não é todas as semanas e irmos para sítios rodeados de álcool e drogas pois isso só vai fazer com que cresçamos com um atraso em relação aos outros jovens que levam uma vida adequada à idade deles.

Por exemplo num transporte público é cada vez mais raro ver-se um jovem atribuir um lugar a uma pessoa mais idosa, a ajudar uma pessoa mais idosa a carregar os sacos das compras, e na minha opinião é mais raro vermos estas acções decorrerem nestes tempos porque existe uma grande pressão da nossa faixa etária em mostrar que nós é que mandamos em tudo e quem remar contra a maré é logo vítima de bullying e de desprezo por parte do grupo de amigos.

Em vez de discutirmos liberdade de expressão e fofoquices do género, deveríamos estar mais atentos a estes escândalos, pois isto é que faz de nós cidadãos do mundo, isto é que faz de nós pessoas inteligentes, cultas e bondosas, isto é que faz de nós pessoas, isto é que faz com que sejamos verdadeiros Humanos e que tenhamos importância,

 

Eu gostaria que houvesse mais apoio e vigilância nestes casos onde envolvem idosos, porque apesar de já estarem em fase terminal ainda têm muito que nos dar e ensinar.

Eles são verdadeiras fontes de cultura, eles é que passaram por muito, eles é que sabem o que é censura, fome, sacrifício, vida, trabalho.

Se querem fazer manifestações e petições, façam por causas destas. Apoiem o nosso "Património Nacional".

 

Mais uma vez agradeço a todos os leitores que me acompanham.

Até breve : )

sinto-me: Revoltado
publicado por Quiosque Virtual às 00:44